. Bom dia
. Finalmente, toda uma cole...
. O que é a amizade depois ...
. Da epifania televisiva de...
. Hoje constatei que é dia ...
. Discurso directo I e II (...
. Os dias em que todos nós ...
. outros lugares
. grilinha
. leelala
. oh joy
. the busy woman and the stripy cat
. Blogs de outras mães (e pais)
. mãe 360
. caco mãe
Pronto, abri formalmente a minha época natalícia.
Isto já é Natal desde o feriado de 1 de Novembro quando toda a gente desatou a correr para os centros comerciais porque, nesse dia, inauguraram as decorações da quadra.
Eu bem tentei resistir até... conseguir. Mas não, ontem eu e meu par resolvemos que pronto, vá lá, já apetece, `bora lá fazer a árvore.
"Fazer a árvore" é mesmo uma expressão parva. Primeiro a árvore já foi comprada feita; depois, estava guardada na despensa que, aqui em casa, é sinónimo de "lugar onde se amontoam coisas" durante todo o ano e se guardam três prateleiras para enlatados e afins que se compra nos hipermercados. Mais, "fazer a árvore" é, no mínimo, muito controverso se vocês forem interpretar isto no sentido literal ou noutro mais amoral .
Depois ainda, uma pessoa vai fumar um cigarro à janela e o que vê? Pais Natal a subir aos prédios; luzes multicolores a enquadrar janelas e terraços e varandas, estores abertos com um frio de rachar só para que os vizinhos vejam as árvores de Natal a piscar lá dentro da casa de cada um...
Pronto, lá "fizemos a árvore".
A mancha castanha no canto inferior direito é o gato Gaspar que está, desde então, a tentar descobrir uma forma de dar cabo de todas as "bolas" da dita.
Eu que até não aprecio especialmente a data e que passava bem sem estes rituais anuais demoro muito a assimilar a época e a entrar na onda zen natalícia. Isto foi o primeiro passo; o próximo é só mesmo na noite de Natal. Acabou. As prendas estão compradas e feitas por mim (essas sim), embrulhadas e a adornar a árvore.
A única concessão que faço é gostar de ouvir esta música (e dentro da data faz mais sentido) que está quase, quase no limite do suportável tal é o uso que dela fazem os tais centros comerciais e lojas afins nesta altura.
Aqui fica.