A mulher de 30 anos não era nascida no 25 de Abril de 74; não ouviu radionovelas e não vibrou com o Festival da Canção. A mulher de 30 anos tropeçou em dois séculos e está aqui! Também opina, ainda não é anciã e agora é mãe

.posts recentes

. Bom dia

. Autoretrato #1

. Adeus fim de semana

. Adeus domingo #2

. Finalmente, toda uma cole...

.Instagram

Instagram

.mais sobre mim

.Posts mais comentados

21 comentários
16 comentários
14 comentários

.Setembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
16
17
18
19
20
21
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags

.favorito

. O que é a amizade depois ...

. Da epifania televisiva de...

. Hoje constatei que é dia ...

. Leva-me pró contenente!!!

. Discurso directo I e II (...

. Os dias em que todos nós ...

. voltei, voltei...

. L`air du temps

.links

.subscrever feeds

.arquivos

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.últ. comentários

Boa noite,Como a entendo.Uma coisa é fazer o "que ...
É tão giro encontrarmos desenhos antigos, retratam...
Compreendo perfeitamente! É tão difícil deixá-los ...
Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

Hoje constatei que é dia de coisa nenhuma.

Ó sensação de dia vazio de sentido! Encalhado entre um Dia Internacional Dos Monumentos (há 2 dias) e um Dia Mundial Da Voz (só na próxima 4ª) vivemos dias em verdadeiro limbo de efemérides. A meu ver ou seriam todos os dias, dias de alguma coisa, ou então não vale a pena calendarizar dias aleatórios.

 

Olhando para a minha completa agenda pessoal (a que somente se pode apontar a ausência dos dias atribuídos aos santos) não posso deixar de constatar que a comemoração dos dias é proporcional ao ritmo produtivo do país. A ver, Julho e Agosto são meses de completa penúria em termos de actividade comemorativa. Daí surgir o dia dos avós a meio de Julho. Portanto, a sily season também se reflecte no nosso calendário de dias-a-lembrar-sabe-se-lá-porquê.

 

Tenho um carinho especial pelo Dia do Relógio de Sol (marcador do dia do solstício de verão). É bonito, pronto. Dá um cheirinho a ócio e a coisa pagã ao mesmo tempo. É infantil, mas não infantilóide. Faz-nos recuar à origem das coisas.

 

Por outro lado, tenho um reparo a fazer ao Dia Escolar Da Não Violência e Da Paz (ali para o 30 de Janeiro) e que creio marca o dia em que, há duas décadas atrás, na minha escola preparatória, o meu colega de turma atirou a bola de andebol à cara do professor de educação física a meio da aula depois de advertido para parar de puxar as calças de ginástica das colegas para baixo (!), fracturando-lhe o nariz e, mesmo a espirrar sangue, qual elm street, ainda conseguiu, o pobre prof, ripostar, aplicando um senhor estaladão ao aluno prevaricador. Isto só para lembrar que a autoridade e o respeito entre duas forças que não deveriam ser iguais já há muito que anda pelas ruas da amargura e com o assentimento silencioso de vários governos desde o cavaquista, inclusive. Mas voltando ao Dia Escolar Da Não Violência E Da Paz considero que, não sendo, internacional deveria ser movido para o dia em que a, hoje famosa youtubiana, discípula desabrida foi possuída pelo espírito da regressão cognitiva até àquela fase ontogenética em que não se distingue o outro e só nos vemos a nós próprios, vulgo temos a mania que o mundo gira à nossa volta porque na nossa cabeça os outros existem para nos dar prazer. Isto é queridinho e fofinho aos dois anos de idade e é coisa para um tareão com uma vara de marmelo aos quinze. Os pais também marchavam e, segundo o meu avó, que é reaccionário, mas é engraçado (porque tal como os bebés, aos 85 anos, ser reaccionário é fofinho) fazia-lhes o mesmo que aos incendiários das florestas e que nem vou mencionar aqui do que se trata porque faria o meu avô parecer um sádico de primeira, coisa que no fundo não é, tem apenas um sentido de justiça muito próprio e perto da mãe-natureza.

 

Outro dia sem sentido, pelo menos para nós, portugueses, é o Dia Internacional Da Língua Materna. É sempre bom haver um dia que nos reafirme que temos uma; ainda para mais no dia 21 que é aquele dia em que quase toda a gente deve achar que não tem nada porque está-se a meio do mês e, não havendo dinheiro, uma pessoa sente-se logo melhor e mais protegida porque tem uma língua materna. Na escolha do dia para este dia reside um resquício do Salazar que temos dentro de nós (tipo, minha mãe é pobrezinha/ não tem nada para me dar/ dá-me beijos/coitadinha/ e depois põe-se a chorar).

 

Ainda há aqueles dias que guerreiam pelo protagonismo, pois, vá-se lá perceber, foram acumulados num apertado “dois em um”. É o caso do Dia Mundial Da Comunicação Social, ex aequo com o Dia Mundial Para O Desenvolvimento Cultural; ambos a 21 de Maio. Porquê? Uma coisa tem a ver com a outra? Como? Senhores do calendário, expliquem-me lá… Epá e já agora, o que é isso de desenvolvimento cultural? Apeteceu-lhes foi? Desenvolver uma cultura nova? Tentar mexer num sistema cultural já existente? Desenvolvimento Cultural como se se tratasse de fundo cultural que é pobre e vamos tornar mais culto e profundo…? O que é isso?

 

O Dia Dos Bombeiros vem junto com o da Energia… É piada de mau gosto, não? Bombeiros associados a Energia cheira-me a coisas com perigo de explosão lá escrito; a desastres e catástrofes provocadas por coisas tóxicas e inflamáveis. É de mau gosto juntarem, para memoração colectiva, duas realidades tão antagónicas, já para não falar que é confuso.

 

Agora o que me faz mesmo espécie (como sinónimo de estranheza) é instituírem o Dia Mundial Do Canhoto e deixarem de fora os destros. Só por si, esse esquecimento já é uma forma de discriminação pelos primeiros. Eu revoltar-me-ia, se fosse canhota. Até porque, como muitos sabem pela experiência, há por aí muito falso destro, portador de memórias recalcadas que recuam algures à infância e às atrocidades educativas “especiais” de que foi vítima na tentativa de erradicar esse comportamento desviante que era escrever com a esquerda. Esses, são essas vítimas que deveriam ter o seu dia, essas e mais nenhumas- o Dia dos Falsos Destros como memória futura para que nunca mais se cometam atrocidades do tipo de amarrar a mãozinha esquerda às crianças. Isto até me faz lembrar um episódio da Dharma & Greg quando ele constata com o pai as agruras de uma vida a usar a esquerda e o pai lhe responde que não, que foi preciso muito treino e que até foi muito complicado ele deixar de escrever com a direita, justificando essa atitude educativa paterna pelo exotismo de se ser canhoto e as vantagens que aparentemente isso tem para o protagonismo de alguém que jogue basebol…

 

Agora a efeméride que me deixa mesmo esperançada; aquela que, para mim, tem muito valor; aquela que dava direito a um repenicado beijinho meu na bochecha de quem dela se lembrou é o Dia Mundial Dos Direitos Do Consumidor!!! Ah! Isto sim! Nesse dia posso imprimir todos os e.mails já enviados, reenviados e re-reenviados para o call-center dessa lástima de empresa que é a tv cabo; cortá-los aos bocadinhos e lança-los em confettis da minha janela em forma de comemoração! É que é um dia mesmo útil: pode servir como introdução para uma carta de reclamação; é um argumento poderoso numa daquelas discussões presenciais ou telefónicas quase kafkianas com os serviços dos quais dependemos (pelo menos se não vivem numa comunidade isolada ali para a serra da Louça), só não faz bem à saúde. Até é verdade que atribuir um dia aos consumidores revela pelo menos o reconhecimento de uma evidência pós-moderna sobre o facto de que não existe quase ninguém, hoje em dia, que não o seja, mas isso torna também a coisa redundante; por outro lado, lançar assim um dia para o ar não dá razão nenhuma aos consumidores, só enfatiza a sua condição; depois, nem sequer nesse dia, os “serviços” dão uma borlazinha, o que o torna inútil e, mais, nem sequer nesse dia estaremos imunes à publicidade da Deco/Protest em que nos bombardeiam com um telefone, agenda electrónica, o-raio-que-os-parta de oferta se nos tornarmos assinantes da revista. Por isso e como estamos a caminhar para o consumismo irracional de consumirmos tudo o que há para consumir com o dinheiro que temos e com aquele que os bancos nos fazem pensar que temos, mas no fundo não temos, mas usámos porque o banco nos deu… devíamos era ter um dia internacional ou nacional, tanto faz, do “consumidor em recuperação” ou da doença consumista. Seria muito mais útil e dava também melhores reportagens nos telejornais. Há coisa que suba mais as audiências do que entrevistar alguém em recuperação, de alguma coisa, cuja dependência lhe estragou a vida?

Ah, boa ideia, não?

 

 

 

publicado por amulherdetrintaanos às 13:37
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De João Cordeiro a 11 de Abril de 2008 às 14:30
Peerdido nesta estrada, aqui descansei um pouco da fadiga.
Não conhecia de todo o teu espaço.
Não irei comentar, pois merece ser lido com um tempo diferente daquele que posso neste momento.
Mas, apenas e só a apresentação é suficiente para perceber que estou perante uma mulher de 30, mas de bom gosto e dotada de algumas faculdades para a escrita.
Um beijo e desculpa a invasão.
De amulherdetrintaanos a 13 de Abril de 2008 às 15:18
Obrigada por tão agradável comentário! Seja muito bem vindo e fico a aguardar por comentários mais ociosos!
De Miss M a 12 de Abril de 2008 às 14:51
É só pra dizer que gostei do tema do teu post e achei graça à forma como o escreveste. Partilho a tua opinião, salientando que, grande parte dos dias, ninguém se lembra que existem. Já para não falar dos feriados, que toda a gente adora, mas muitas pessoas não sabem a razão de ser feriado. Tem aind amais piada a parte em que falas que os bancos nos fazem pensar que temos dinheiro que afinal não temos, mas gastamos na mesma. Afinal não sou só eu! LOL
De amulherdetrintaanos a 13 de Abril de 2008 às 15:20
He, he, he... pois essa dos bancos estava latente... qualquer dia ainda desenvolvo melhor essa ideia! Ainda bem que gostaste... bjs
De framboesa a 14 de Abril de 2008 às 18:03
(DIA 11 dia mundial da doença de parkinson)

Eu gosto de dias de qq coisa...e ofereço-me para preencher os dias q faltem...achas q se a gente se juntasse as duas conseguiamos levar a cabo esta tarefa?hummm?e abolir os dias q n interessam para nada?hummm...e desencantar mais motivos para festejos?ok...podia ser no jamaica la de cima....eh eh eh...

boa semana!
De amulherdetrintaanos a 14 de Abril de 2008 às 22:56
Ó rapariga das boas ideias... eu tenho umas sugestões, ai tenho, tenho... preciso é de pensar melhor no assunto, mas decerto encontraria melhores dias para preencher o calendário... E é preciso é festejar, seja no Jamaica, seja noutro sítio, mais ao norte ou mais ao sul... Bjs
De Strictly Motard a 14 de Abril de 2008 às 18:40
Vi, entrei e tou a gostar muito do que leio. Muito desse estado de espítio eu também tenho!
Bem, muitos parabéns e eu vou continuar a ver e a ler!
De amulherdetrintaanos a 14 de Abril de 2008 às 23:12
Bem vindo verdadeiro motard! Estás à vontade para ler e comentar. Para breve uns posts de uma road trip que anda a ser preparada e está prestes a iniciar... e de mota!

Comentar post